A rotina de quem gerencia um e-commerce está longe de ser tranquila: são diversas demandas simultâneas, desde operacionalizar a loja até garantir um atendimento ágil aos clientes. Em um cenário tão competitivo, deixar de responder quem está disposto a comprar pode ser fatal para o negócio. O comportamento do consumidor mudou e, junto com ele, as ferramentas e estratégias para vender online precisam evoluir. Investir em atendimento eficiente, automação, facilidades na navegação e acompanhamento inteligente dos resultados não é mais um diferencial — é uma necessidade para quem deseja crescer e se destacar no mercado digital.
Caso esteja chegando aqui agora, e não leu nossos artigos anteriores da série, basta acessar:
- Série 1: Criação de um site autêntico, Baixa Taxa de Conversão e Alto Custo de Aquisição
- Série 2: Reteção de Clientes, Carrinhos Abandonados e Operação de E-commerce.
Bom, agora vamos abordar sobre esse artigo que está interessantíssimo.
7. Atendimento em Tempo Real
Um monte de coisa pra resolver, e você ainda tem que atender? Aí já é demais... mas é o fim da picada não atender quem quer comprar de você. Não é à toa: mais de 80% dos consumidores já desistiram de uma compra online simplesmente por não conseguirem tirar uma dúvida rapidamente segundo esse estudo da Kalam.
Atualmente, existem diversas plataformas que podem te auxiliar na construção de um atendimento em tempo real com inteligência artificial embasada no seu tipo de negócio e nas interações necessárias para seu público concluir a compra.
E vale lembrar: clientes que recebem atendimento em tempo real têm até 4 vezes mais chance de finalizar a compra. Além disso, tem diversas ferramentas como SizeBay, que auxiliam no processo de escolha de tamanho dentro do setor de moda, e outros recursos que você pode implementar na sua loja para facilitar a vida do seu usuário — lembre-se: os detalhes importam.
8. Alto Custo de Manutenção
Um grande problema que você pode enfrentar na sua loja virtual: criar um elefante branco. Uma das coisas que mais levamos em conta ao desenvolver um e-commerce para nossos clientes é a capacidade do cliente fazer a alimentação futura do conteúdo do site. Não é à toa: 64% dos proprietários de pequenas empresas consideram o tempo necessário para atualizar seus sites um grande desafio, e 24% apontam o custo de manutenção como obstáculo importante. Esses números deixam claro que, para muitos empreendedores — especialmente aqueles que dependem de sites desenvolvidos por agências —, o tempo, a habilidade técnica e o investimento necessário para manter tudo atualizado são grandes barreiras, segundo estudo (www.affde.com).
O grande desafio, portanto, é sempre começar aterrissando na entrega de valor para o público final; só a partir desse foco principal é possível desenhar com clareza o esforço e o design necessários para atender a essa expectativa da melhor forma possível. Depois, a construção deve ser feita de maneira enxuta e eficiente, porque é totalmente viável entregar um site de baixo custo de manutenção e autogerenciável, fugindo dos “elefantes brancos” e garantindo autonomia e praticidade para quem realmente vai operar a loja no dia a dia.
9. Análise de Dados e Tomada de Decisão Estratégica
Com diversas estratégias, canais e frentes a serem tocadas para atrair tráfego para o seu site, o processo de análise de dados geralmente se torna um emaranhado – e se não há confiança nos dados, é como navegar sem leme.
Estudos mostram que empresas que implementam uma abordagem orientada por dados conseguem aumentar sua receita em até 15% e melhorar a satisfação do cliente em 10% . Por isso, é fundamental criar uma boa estrutura de dados.
Nos nossos projetos, buscamos desenvolver dashboards no Looker Studio – plataforma que permite centralizar indicadores como taxa de conversão, valor médio do pedido e taxa de abandono de carrinho de forma intuitiva e em tempo real –, facilitando para o cliente o acompanhamento do desenvolvimento e das métricas importantes de seu projeto.
“Com diversas estratégias, canais e frentes a serem tocadas para atrair tráfego para o seu site, o processo de análise de dados geralmente se torna um emaranhado – e se não há confiança nos dados, é como navegar sem leme. ”
Conclusão
Em meio a tantas soluções e desafios presentes no universo do e-commerce, o segredo para um negócio sustentável e lucrativo está em priorizar o valor entregue ao cliente final. Desde o atendimento rápido com IA, passando por funcionalidades que simplificam a experiência de compra, até a construção de um site autogerenciável e a análise estratégica dos dados, cada detalhe conta. Concentrar esforços na entrega de valor e na autonomia da operação evita armadilhas como os “elefantes brancos” e potencializa resultados. Ao estruturar seu e-commerce com inteligência e foco no usuário, o crescimento se torna um caminho natural — sustentado por decisões baseadas em dados e orientado pela satisfação do cliente.