Ao longo desta série especial sobre os “10 desafios do e-commerce para 2025”, aprofundamos tópicos que vão desde a evolução constante da tecnologia até a complexidade da experiência do consumidor. Cada artigo abordou temas centrais, destacando os gargalos e as oportunidades para negócios digitais que almejam crescer em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo.
Na primeira parte, falamos sobre os desafios de criar um site com uma cara autêntica, a constante necessidade de acompanhar a taxa de conversão e desenvolver melhorias para atingir números de mercado, e sobre o alto custo de aquisição, métrica super acompanhada pelas equipes de marketing focadas em entregar ROI.
Seguindo, na segunda parte entramos mais nas dificuldades que muitos empreendedores encontram na retenção de clientes, abordamos também sobre o acompanhamento da taxa de carrinhos abandonados e operações ineficientes, que representam uma dor constante principalmente em empresas que estão iniciando.
Já na terceira parte, conversamos sobre o desafio de ter um atendimento especializado para tirar dúvidas dos potenciais clientes, o alto custo de manutenção que algumas lojas virtuais têm, com muita dificuldade para fazer alterações, e da utilização de dados para tomada de decisões estratégicas.
Com este panorama dos principais desafios já abordados, sentimos que falta abordar um aspecto que permeia todos os demais: o crescimento exponencial da concorrência.
10. O Crescimento Exponencial de Concorrentes: Uma Nova Era de Competitividade
Em um cenário de poucos anos, presenciamos uma mudança gigantesca no cenário digital, tornando ainda mais desafiadora essa jornada para quem quer desenvolver seu negócio nessa era.
Em anos anteriores, era comum conseguir encontrar nichos e segmentos pouco explorados, e a presença por si só de um player nesses nichos, já se representava como um diferencial para se destacar no meio. Nunca foi tão fácil ingressar nesse mercado, e ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil para se manter. Ferramentas SaaS, marketplaces hiperacessíveis e as mais diversas soluções para desenvolvimento de lojas, reduziram drasticamente as barreiras de entrada, sendo assim, negócios locais competem lado a lado com grandes redes, influenciadores, startupes e por aí vai.
O resultado é um ambiente altamente competitivo, onde novos concorrentes podem entrar no mercado e ganhar tração em tempo recorde, e isso exige de você um olhar mais atento à todo o mercado.
É importantissimo que se crie um ciclo de análise dos clientes, entendendo como estão trabalhando os canais de divulgação, a plataforma de venda e quais recursos estão utilizando, quais palavras-chaves estão usando e o processo de interação com os clientes e atendimento. Para olhar para dentro, é importante entender o cenário externo para desenvolver-se como um diferencial e potencializar suas vantagens competitivas.
O consumidor, empoderado pela facilidade de acesso a múltiplas ofertas, filtra instantaneamente sua escolha — seja pelo preço, conveniência, propósito de marca ou experiência personalizada. Isso faz com que a “comoditização” de produtos seja o maior risco, tornando a identidade da marca, a experiência do cliente e o pós-venda elementos fundamentais para a sobrevivência no digital.
Além disso, a automação aliada à IA permite aos concorrentes testar modelos, ajustar preços e estratégias em tempo real. Num cenário assim, os negócios que não estiverem atentos à sua proposta de valor correm o risco de serem rapidamente ofuscados por novos entrantes mais ágeis.
Conclusão
“...desenvolver uma cultura empresarial aberta à experimentação, desenvolvimento de parcerias estratégicas e entender o que é um diferencial genuíno para o seu negócio. ”
Diante de todos desafios, o recado é claro: os diversos desafios que encontramos dentro do cenário de lojas virtuais, têm separado quem age de maneira estratégica dos aventureiros. A necessidade constante de trabalhar em múltiplas frentes, acompanhar resultados, tomar decisões e fazer alterações no percurso, vai exigir de você a criação de uma estrutura base que te auxilie nessa jornada para você que busca o sucesso.
É fundamental, por mais que seu negócio seja o exército de um homem só, desenvolver uma cultura empresarial aberta à experimentação, desenvolvimento de parcerias estratégicas e entender o que é um diferencial genuíno para o seu negócio.
O futuro do e-commerce pertence a quem faz, questiona, evolui e analisa todos os dias.
Caso precise de um parceiro, conte com a gente.